domingo, 26 de dezembro de 2010

Linguagem Corporal

Linguagem corporal é algo que vem sendo estudado a anos por vários pesquisadores. Mas só nessa última década, foi entendido a sua verdadeira importância e passou a ser usada por grandes nomes no comércio, na política e televisão.

Um simples cruzar de braços, um aceno com a cabeça ou mesmo aquela "esfregadinha" nos olhos pode(e quer) dizer muita coisa, revelar emoções, sentimentos e interesses.

Bom, chega de afirmações e vamos as contatações! Aqui vão alguns exemplos simples e bem revelantes:

Mentira: A não tão boa e velha mentira que eu odeio, diga-se de passagem, pode ser detectada facilmente através da linguagem corporal.
Toda vez que uma criança mente, seu subcosciente faz com que ela coloque as mãos na boca ou tape os ouvidos, ao passo de que seus pais ensinaram que é errado mentir.

Com o passar do tempo, o gesto muda, mas o significado é o mesmo. Adolescentes quando mentem massageiam os lábios, mexem na cartilagem da orelha, tiram um cílio do olho ou na maioria das vezes, quando uma pessoa mente, o cérebro bombeia sangue para os vasos na ponta do nariz, provocando aquela "coceirinha". Fique atento, pois um simples toque pode dizer muitas coisas!

Culpadas!!!

Nota: Quando uma pessoa fala a verdade, geralmente o subcosciente dela faz com que espalme e mostre as palmas das mãos, afaste os dedos e incline-se na sua direção. 

Contradição: Uma pessoa cruza os braços no intuito de criar uma "barreira" simbólica entre ela e algumas pessoas, idéias ou assuntos. Portanto, quando uma pessoa estiver de braços cruzados depois de você apresentar sua idéia ou opinião, mesmo que tenha concordado verbalmente, há uma grande possibilidade dela estar discordando.








Uma maneira simples e eficaz de obter a sua verdadeira opinião é inclinar-se na direção dela, com o corpo totalmente exposto(pernas e braços afastados) e as mãos espalmadas e amostra, depois dizer algo como: Você realmente gostou? Realmente concorda?

Fazendo isso, seu corpo está dizendo ao subcosciente da outra pessoa: - Estou sendo sincero com você! Seja sincero comigo também!
- Os resultados são suspreendentes! Pratique!

Nota: Tenha jogo de cintura. Não se precipite! Uma pessoa de braços cruzados pode estar somente sentindo frio. Nesse caso, seja cavalheiro e providencie um casaco. ^^

Desaprovação: Apesar da outra pessoa estar rindo das suas piadas e usando de total educação, na verdade ela pode estar te odiando. Isso pode ser detectado facilmente a partir de alguns sinais corporais básicos. São esses:
Braços e pernas cruzados, mãos no bolso, olhar "de canto de olho", de cabeça levemente baixa e o corpo(geralmente as pernas) voltados em outra direção, grupo de pessoas, atividade ou até mesmo a saída mais próxima...
- Sim! O corpo aponta para aonde a mente quer ir!!!

Braços cruzados, cabeça levemente baixa, corpo voltado para outra direção. Você está com problemas.


Pernas cruzadas, mãos escondidas, encostado na parede(em alguns casos pode indicar competitividade. Esse é um deles).


Nota: Quando uma pessoa sorri sinceramente, geralmente os dois lados da face ficam iguais. Ao passo que, quando o sorriso for falso, somente um lado da face irá subir significativamente.

Sedução: Quanto aos homens, ela não é tão revelante. Já as mulheres usam e abusam, mesmo que subcoscientemente, da linguagem corporal.
Vamos aos exemplos:

Sorria, a mulher é quem toma a iniciativa!!!

A mulher quanto fita um possível pretendente numa festa, evento ou balada, geralmente dá aquelas "olhadinhas" básicas quantas vezes for necessário, até que o mané homem perceba.
Ele responde arrumando o cabelo, estufando o peito e adotando uma postura ereta.
Logo depois, quando ele demonstra interesse, ela reclina-se no assento, passa a dar sorrisinhos fugazes, empina os seios, muitas vezes volta o corpo na sua direção.
Só então é que a maioria dos homens resolve "tomar a iniciativa" e se aproxima.

Dica: Qualquer pessoa adora mostrar suas idéias, expor o que pensa, até mesmo as pessoas tímidas. Você pode estimular esse lado e passar a ser para ele(a) um bom ouvinte da seguinte forma: Quando a outra pessoa estiver falando, acene com a cabeça como dizendo "sim" ao que ele(a) diz, umas 4, 5 vezes consecutivamente. Faça isso pausadamente, pois se você acenar depressa indica tédio e pressiona ela a parar de falar. Ao passo que se fizer pausadamente(intervalos de 2, 3 segundos), indica interesse no que ela tem a dizer e o(a) estimula a continuar falando.

Bom, o jogo de sedução continua. Papo vai, papo vem...

É fácil detectar algunas sinais de atração que a mulher dá. Como mexer no cabelo por um espaço mediano de tempo, "alisar" a garganta, os braços e pernas, Expor o pulso(indicando fragilidade, delicadeza) ou a palma da mão(mulheres fumantes fazem isso levantando o cigarro na altura do ombro) ou tocar o seu ombro, indicando que ela se preocupa com você e sua aparência.



Essa sabia das coisas... *-*
Outro sinal básico de atração ou interesse é quando uma pessoa transfere o peso do corpo para somente uma das pernas, levando a perna oposta à frente, como se estivesse começando a andar naquela direção.

Pernas... sempre elas!
A linguagem corporal funciona da seguinte forma: O cérebro reage a uma situação diversa enviando mensagens ao organismo, que respondem com diferentes gestos. A pessoa pode sentir, detectar e até mesmo controlar a maioria desses gestos. Porém, quanto mais distante do cérebro for o orgão, menos perceptível ele se torna.
Ex: Quando você recebe uma ordem indesejada do seu chefe, uma visita desagradável ou até mesmo aquele presente que você odiou de um amigo no seu aniversário. Você provavelmente vai sorrir e dizer: - Com todo o prazer!, - Prazer em revelos! ou - Nossa, que lindo! Adorei!

Fazendo isso você está mascarando seus sentimentos. Porém quanto mais distante do seu cérebro for, mais o seu corpo dirá o contrário.

Quando você usa de falsidade, possui maior controle na face do que no peito, maior controle no peito do que nos braços, maior controle no braços do que nas pernas e os pés ficam quase esquecidos.

Pode-se observar esse tipo de comportamento fácilmente em diversos grupos de pessoas. Entenda alguns desses sinais:

Exemplo: Um grupo de pessoas fala abertamente de um assunto que para um dos presentes é altamente desagradável. O corpo dela está ali, mas provavelmente o subcosciente está correndo pra casa. Uma pessoa tenta bloquear esse tipo de sentimento da seguinte forma:
Cruzando os tornozelos, voltando os pés ou até mesmo o corpo inteiro para a saída mais próxima.
Quando estiver sentada, provavelmente irá cruzar os tornozelos e recolher para baixo do assento.




Acessórios: Os acessórios tem uma forte influência quando se trata do tipo de impressão que você quer causar.
Óculos: Com prática, você pode aprender facilmente a controlar o ritmo de uma conversa. Por exemplo: Quando você estiver dialogando com uma pessoa, experimente tirar os óculos e limpar as lentes simbólicamente enquanto falar, recolocando assim que terminar a fala. Desse modo, você demonstra interesse na conversa e, quando tirar os óculos denovo, ela vai entender que é a sua vez de falar e vai concluir a sua fala.


O tamanho e o modelo da armação do óculos também influeciam bastante na primeira impressão que você vai causar.


Armações maiores e pesadas passam uma impressão dividualista e dominadora. Já as armações mais leves causam impressão de inteligênciaboa concentração.


Não é que ela pareceu inteligente? o.o

Bolsas: As bolsas podem ser encaradas como uma extensão do corpo de uma mulher. Se uma garota deixar a bolsa perto de você é um excelente sinal, se ela pedir pra você alcançar, guardar ou pegar algum objeto, sorria, você tem grandes chances!

Cigarro: Analizar um fumante é uma excelente maneira de obter dados a respeito da sua personalidade.
Se um fumante jogar a fumaça do cigarro pra cima quer dizer confiante, seguro de si. Quando soprar pra baixo quer dizer pessimista, negativo.

Maquiagem: Pesquisas recentes revelam que mulheres usando óculos e maquiagem são consideradas inteligentes, focadas, interessantes e positivas. Ao passo que as de cara limpa, foram consideradas inseguras, distraídas e incapazes.

Bom, espero ter ajudado, gentêm. Sei que parece besteira a primeira impressão. Mas se vocês pararem só uma vez pra observar, só uma vez!, aposto que ficarão obsecados pelo assunto!!!

Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário